elektronik sigara e sigara - Royal honey

Boletim ABEP – Agosto de 2016


topo-do-boletim

BOLETIM ABEP – AGOSTO 2016

PARABÉNS PSICÓLOG@S: 54 ANOS DE PSICOLOGIA NO BRASIL

No último dia 27/08 a Psicologia celebrou os 54 anos de sua regulamentação como profissão no Brasil. São mais de cinco décadas de muitas histórias, muitas lutas e muitas conquistas.

A Psicologia, enquanto ciência e profissão, avançou na produção de conhecimento e na diversidade de suas práticas profissionais, conseguiu legitimar-se como um campo do saber que muito tem a contribuir, não apenas para acolher o sofrimento humano, mas para atuar na prevenção e na promoção de saúde, e assumir sua responsabilidade na construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.

Nós crescemos, hoje somos mais de 280.000 psicólogas  espalhadas por todos os cantos desse Brasil, e nos últimos 18 anos a ABEP também vem contribuindo com a construção dessa história, cuidando da formação, promovendo diálogos e orientações, sempre a partir dos pilares do compromisso social e da qualidade da formação.

Mas toda essa história não se fez sozinha. Quem construiu e continua a construir cotidianamente a Psicologia brasileira são todas as psicólogas, estudantes, estagiárias e professoras que escolheram a Psicologia como profissão e área de atuação, são elas que todos os dias e nos mais diferentes lugares fazem a Psicologia acontecer.

A ABEP dá os parabéns a todas e soma sua voz e seus esforços para reafirmar seu compromisso com a construção de uma ciência e uma profissão que defendam os direitos humanos e estejam efetivamente comprometidas com as demandas da realidade brasileira.

 

REPRESENTAÇÕES DA ABEP EM EVENTOS – AGOSTO 2016

ABEP discute Estágios e Ênfases para Formação em Psicologia

No dia 02 de agosto, a presidente da ABEP, Diva Lúcia Gautério Conde, esteve em uma reunião com colegiado de graduação e professores do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, discutindo sobre os temas: estágios básicos e sua abrangência e as ênfases e os desafios atuais para a formação em Psicologia.

 

A ABEP discute formação em Psicologia na modalidade EAD, formando parcerias com CRP 04 e Núcleo ABEP MG

Diva Lúcia Gautério Conde, a presidente da ABEP, esteve no dia 04 de agosto em reunião com o Núcleo ABEP/MG e com a Comissão de Formação do CRP 04/MG, quando se discutiu as possibilidades de desenvolvimento de atividades do Núcleo e sua parceria com a Comissão. No dia seguinte, 05 de agosto, Diva Conde coordenou uma reunião com coordenadores de Cursos de Psicologia de Minas Gerais, com palestra e debate em torno da formação de psicólogas e psicólogos pela modalidade de ensino EAD.

 

ABEP participa de mesa redonda sobre Formação no II Seminário Nacional de Psicologia na Educação

Nos dias 12 e 13 de agosto de 2016 aconteceu o II Seminário Nacional de Psicologia na Educação, com o tema “Psicologia na Educação: que fazer é  este?”. O evento foi organizado pela Comissão de Psicologia na Educação (PsinaEd) do Conselho Federal de Psicologia (CFP), com apoio da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e teve como palestrante Diva Lúcia Gautério Conde, a presidente da ABEP, na mesa redonda “Psicologia na Educação e Formação”. A presidente da ABEP ressalta que, apesar da Psicologia ter sido parte da educação básica desde o século XIX, essa é uma temática que não atravessa a formação dos psicólogos, ressaltando que uma das formas de estreitar os laços entre a Psicologia e a Educação é a docência da disciplina para jovens brasileiros. 

 

Prática na Formação em Psicologia

Rafael Dutra, Diretor da ABEP, esteve no dia 13 de agosto no CRP- SP, Subsede do Grande ABC, na mesa redonda "Dialogando sobre teoria e prática na graduação em Psicologia do Grande ABC", que abordou a importância da prática na formação. Juntamente com dois psicólogos recém-formados, que enviaram vídeos para o projeto do CRP-SP "Psicologia todo dia, em todo lugar", e uma estudante representante da Liga Acadêmica de Psicologia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Rafael falou sobre a importância dos estudantes entrarem em contato com a realidade, através das práticas e dos estágios, e da necessidade do envolvimento com as atividades extracurriculares do curso, defendendo a práxis como a melhor forma de se apropriar da ciência e construir a prática profissional do profissional de Psicologia.

 

Fórum de Coordenadores de Curso discute instrumento de avaliação do SINAES e novas DCN’s em saúde

No dia 17 de agosto de 2016, durante o 23º Encontro Regional e 2º Encontro Nacional de Serviços-Escola de Psicologia, e 6º. Encontro de Supervisores de Psicologia, realizado em São Paulo, as representantes da ABEP Angelina Pandita Pereira, Iraní Tomiatto de Oliveira e Suenny Fonsêca de Oliveira mediaram o Fórum de Coordenadores, abordando três questões centrais: 1) a Resolução n. 1. de 11 de março de 2016, que versa sobre Diretrizes Curriculares para o Oferta de Cursos de Graduação a Distância; 2) o novo instrumento para avaliação de cursos de graduação, vigente desde 11 de maio de 2016; 3) o movimento que se tem observado de proposta de alteração das Diretrizes Curriculares Nacionais em outros cursos da saúde (como Farmácia, Medicina, Fisioterapia) e a possibilidade do mesmo ocorrer com a Psicologia.

 

Mesa da ABEP discute Estágios no 23º Encontro Regional e 2º Encontro Nacional de Serviços-Escola de Psicologia, e 6º. Encontro de Supervisores de Psicologia

No dia 18 de agosto de 2016 foi realizada uma mesa redonda da ABEP, denominada “Possibilidades e Desafios dos Estágios em Psicologia”, composta pelas representantes ABEP: Angelina Pandita Pereira, Ângela Soligo, Iraní Tomiatto de Oliveira e Suenny Fonsêca de Oliveira. Coordenadas por Iraní Tomiatto, que fez uma reflexão de fechamento do debate com as seguintes indagações “Que profissionais queremos formar?” e “Quais as habilidades e competências necessárias para a formação e psicólogas e psicólogos generalistas?”. As três professoras apresentaram experiências de estágios nos âmbitos da Licenciatura, da Educação e das Políticas Públicas em Saúde.

 

fotos-boletim-agosto

 

Formação em Psicologia na América Latina

No dia 26 de agosto de 2016, Angelina Pandita Pereira, membro da Diretoria da ABEP, participou da mesa redonda "Formação em Psicologia na América Latina", ocorrida no Centro UNISAL, em Lorena/SP. Na ocasião a fala voltou-se para discutir os desafios da formação em Psicologia no Brasil, a atuação da ABEP neste contexto e os diálogos construídos com os parceiros da ALFEPSI. Aproveitou-se para alertar para a resolução que permite a graduação realizada inteiramente em EAD e sobre um possível movimento de alterações das DCN’s de Psicologia.

ABEP discute Estágios e Ênfases para Formação em Psicologia

No dia 30 de agosto, a presidente da ABEP, Diva Lúcia Gautério Conde, proferiu a palestra “Desafios Contemporâneos para a Formação em Psicologia” na Semana da Psicologia do Curso de Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis/RJ.

 

ELEIÇÕES DO SISTEMA CONSELHOS PARA A GESTÃO 2016 – 2019

A cada três anos a categoria das psicólogas se movimenta democraticamente e realiza o Congresso Nacional da Psicologia (CNP), evento em que são discutidas e construídas as diretrizes para a gestão do Sistema Conselhos nos três anos subsequentes. No mesmo ano, nas proximidades do aniversário do reconhecimento da Psicologia como profissão no Brasil (27 de agosto), acontece a eleição para o Conselho Federal e para os Conselhos Regionais de Psicologia.

Em 2016 aconteceu esse processo e, de acordo com a apuração realizada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP)*, foram mais de 90 mil votos online e os votantes por correspondência chegaram a mais de 8 mil. Somados os votos das duas modalidades, a consulta obteve um total de 99.913 participantes de todos os lugares do país.

Ao final da apuração dos votos, o resultado das eleições para as chapas concorrentes ao CFP foi:

CHAPA

21

Renovação da Psicologia

22

Fortalecer a Profissão

23

Cuidar da Profissão: avançar a Psicologia com ética e cidadania

24

Psicólogos em Ação

Nulos

Brancos

VOTOS

 

17.264

29.080

32.003

8.970

7.984

4.612

 

 

 

 

 

 

 

 

A ABEP parabeniza a todas as chapas que se disponibilizaram a participar desse momento tão significativo para a Psicologia e parabeniza as vencedoras dos pleitos, e reitera sua disponibilidade para o diálogo e para a construção coletiva de espaços potentes de ação e reflexão sobre a Psicologia enquanto ciência e enquanto profissão, desde a formação de psicólogas e psicólogos até a sua intervenção nos mais variados espaços nos quais somos hoje chamadas (os) à contribuir.

Fonte: *http://site.cfp.org.br/confira-o-resultado-final-da-consulta-nacional-do-sistema-conselhos-de-psicologia/

Informe de anuidade 2016 final

Caros associados, em breve entraremos em contato novamente com novas informações relevantes à formação e ao ensino de Psicologia. Contamos com vocês Para Cuidar da Formação!

 

ABEP – Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – E-mail: abep@abepsi.org.br – Telefone: (11) 4106-3556