elektronik sigara e sigara - Royal honey

Boletim – Julho 2016

BOLETIM DA ABEP – JULHO DE 2016

 

A ABEP SE REÚNE COM ESTUDANTES NO 9º CNP

A Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (ABEP) ressalta a importância da participação dos estudantes nos Congressos Nacionais de Psicologia (CNP) entendendo como momento de grande relevância para a formação e o desenvolvimento ético e sócio-político dos futuros profissionais da Psicologia. 

Os acadêmicos presentes no 9º CNP, realizado em Brasília de 17 a 19 de junho desse ano, foram eleitos pelo coletivo de estudantes presente nos Congressos Regionais de Psicologia (COREP) nos quais um representante, por região onde haja Conselho Regional de Psicologia (CRP), foi contemplado com a possibilidade de participar desse evento com direito a voz.

A vice-presidente da ABEP, Sônia Maria Lemos, e cinco diretores da ABEP que estavam como delegados no 9º CNP: Diva Lucia Gautério Conde (CRP 05/RJ e Presidente da ABEP), Lecy Rodrigues Moreira (CRP 04/MG), Rafael Campos de Oliveira Dutra (CRP 06/SP), Suenny Fonsêca de Oliveira (CRP 13/PB) e Eduardo Antunes de Matos (CRP 12/SC), aproveitaram a oportunidade desse encontro para se reunirem enquanto entidade com os 19 estudantes presentes (ver foto abaixo). Abaixo segue o relato desse grupo de estudantes na íntegra.

 

“Nós estudantes somos agentes de construção da psicologia, embora não desempenhemos a prática profissional, temos na formação um espaço para o desenvolvimento do compromisso ético, sócio e político com a sociedade e com os princípios da psicologia. A presença, a participação e o envolvimento estudantil no 9º CNP demonstrou a característica dos profissionais que a Psicologia esta formando, sem dúvidas foi uma experiência enriquecedora para nós que tivemos a oportunidade e o privilégio de ocupar a única vaga disponível para representar nossa região, uma vez que o CNP reserva apenas uma vaga de estudante por região. Nossa articulação promoveu a aprovação da proposta que visa o aumento deste número de vagas, de uma para duas, o que aumenta a representatividade estudantil nesse espaço democrático da Psicologia. Neste 9º CNP tivemos a oportunidade de conhecer a ABEP – Associação Brasileira de Ensino de Psicologia- através dos membros que estavam presentes no Congresso que nos procuraram e se colocaram a nossa disposição para explicar como surgiu a ABEP e quais seus objetivos. Um dos objetivos expostos para a criação da ABEP foi o de olhar para a formação visando a futura prática profissional, foi através de demandas da prática que se pensou na formação. Mais uma vez ficou evidente a importância dos estudantes e da formação na construção da Psicologia enquanto ciência e profissão. Foi muito interessante saber que a ABEP é um instrumento de mediação e comunicação do Sistemas Conselhos, das entidades de psicologia, do MEC entre outras entidades, com a formação em psicologia. Devido a importância e propósitos da ABEP percebemos a necessidade da mesma de chegar nas instituições de ensino, muitos de nós desconhecíamos sua existência. Através deste contato que tivemos, foi possível saber como participar e se apropriar deste espaço que nos diz respeito. O 9º CNP nos proporcionou contato com as lutas a qual fazem parte muitas(os) psicólogas(as) e estudantes, em especial a luta contra a LGBTfobia e a luta contra o racismo. Nossa categoria estudantil também se posicionou por meio de moção contra o massacre dos povos indígenas ocorrido no MS. O 9º CNP foi uma experiência que produziu efeitos e trouxe reflexões acerca da nossa formação, muitos de nós já estarão formados quando ocorrer o próximo em 2019, certamente iremos como delegadas(os) e teremos a alegria de presenciar a participação do dobro de estudantes.” 

 

 

A ABEP muito se alegrou com a participação ativa dos estudantes nas atividades e discussões durante o 9º CNP e ratifica a importância dos acadêmicos nesse espaço.

CHAMADA PARA REVISTA PSICOLOGIA: ENSINO E FORMAÇÃO

A ABEP, fundamentada na crença da importância da circulação de ideias e da divulgação de pesquisas relacionadas ao ensino e formação em Psicologia, vem trabalhando intensamente para manter ativa a sua revista “Psicologia: Ensino e Formação”, realizando seu compromisso de difusão de conhecimento. Considerando este compromisso, convidamos professores, alunos, coordenadores e todos aqueles que tenham produção relacionada ao escopo da revista, para que encaminhem material para avaliação com vistas à publicação. A revista recebe submissões em fluxo contínuo e as informações sobre as normas e procedimentos de submissão podem obtidas através do acesso ao link: http://pepsic.bvsalud.org/revistas/pef/pinstruc.htm

Temos a convicção de que a colaboração de todos é necessária para que a revista ocupe lugar de destaque no cenário educacional do ensino e formação em Psicologia. Mudanças nos processos formativos dependem, para além de normas, orientações e instruções dos sistemas de regulação, da reflexão sistematizada e do compromisso de todos os agentes atuantes em contextos educacionais afetos ao ensino e formação em Psicologia. 

O periódico criado pela ABEP para ser espaço privilegiado e qualificado da circulação de ideias sobre ensino e formação em Psicologia. 

Contamos com sua colaboração!

ROBERTA GURGEL AZZI 

Editora da Revista Psicologia: Ensino & Formação

 

REPRESENTAÇÕES DA ABEP EM EVENTOS JULHO 2016 

Comissão de Saúde e Formação do CRP-04/MG

A Diretora da ABEP, Lecy Rodrigues Moreira, esteve em Belo Horizonte no dia 08 de Julho de 2016 representando a entidade na 41ª Reunião da Comissão de Psicólogos da Saúde juntamente com GT de Psicologia Escolar e de Formação do CRP-04/MG para elaboração conjunta com demais entidades da Carta de referência sobre as práticas em Saúde Mental. Em breve as entidades participantes divulgarão o conteúdo desse documento. 

Debate Virtual sobre Condições e Relações de Trabalho

A vice-presidente da ABEP, Sônia Lemos, participou no dia 21 de Julho do debate virtual "Condições e relações de trabalho" promovido pelo Movimento Cuidar da Profissão. A contribuição da diretora se deu no sentido de falar sobre como reverbera na formação as demandas relativas à temática. Participaram ainda Rogério Gianinni, Pedro Paulo Bicalho, Fernanda Magano e Cláudia Natividade.

10ª Mostra de Psicologia do CRP-06/RJ discute Psicologia na Educação Básica e Educação À Distância 

A presidente da ABEP, Diva Lúcia Gautério Conde, participou entre os dias 26 e 28 de julho de 2016 da 10ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia cujo tem foi “Ressignificando práticas, compartilhando experiências e construindo redes” realizada na Universidade Veiga de Almeida, campus Tijuca, discutindo a importância da Psicologia na Educação Básica, bem como analisando as repercussões dos Cursos de Psicologia na modalidade Educação À Distância, através de duas comunicações orais “O Ensino de Psicologia na Educação Básica: Questões e Desafios Contemporâneos” e “Formação em Psicologia: impacto da Res. CNE 01de 11 de março de 2016 na formação  de psicólogas e psicólogos”. 

 

NÚCLEOS ABEP

Eleição da Nova Coordenação do Núcleo ABEP SP Metropolitano: em 25 de junho de 2016 houve eleição de uma nova comissão gestora do Núcleo ABEP SP Metropolitano. As reuniões ordinárias desse núcleo ocorrem no primeiro sábado de cada mês, das 9h às 11h, no SinPsi-SP, localizado na R. Aimberê, 2053. Excepcionalmente o próximo encontro ocorrerá na sede do CRP-06/SP, agregando-se ao Encontro de Professores de Ética Profissional promovido em parceria com o Conselho. Esse evento ocorrerá no dia 06 de agosto de 2016, das 8h30 às 13h, na sede do CRP-06/SP. A comissão gestora convida todos para comparecerem ao Encontro e às próximas reuniões. 

Reestruturação do Núcleo ABEP Paraíba: o GT de coordenadores de IES promovido pelo Conselho Regional de Psicologia – 13ª Região (CRP 13), em parceria com a ABEP, tem se reunido há um ano com o objetivo de reunir os coordenadores de curso de Psicologia das 9 instituições formadoras da Paraíba. No dia 18 de Julho de 2016, a pauta da reunião foi, além de informes sobre as pautas que abordaram a formação e o ensino em Psicologia do 9º CNP, tal como a moção de repúdio à Graduação de Psicologia na Modalidade a Distância e a Resolução do CNE que regulamenta essa possibilidade de formação, ressaltou-se a necessidade da reestruturação do Núcleo ABEP Paraíba para ampliar o debate sobre a formação e o ensino de Psicologia no Estado. Foram indicados 4 nomes para compor a comissão gestora que iniciará um trabalho de reativação do Núcleo ABEP Paraíba convidando professores, alunos e demais profissionais para participarem e construírem colaborativamente uma pauta regional que atenda a todos os atores do núcleo e esteja em consonância com a agenda da ABEP Nacional. 

Criação do Núcleo ABEP Cariri – CE: Após vários encontros com psicólogos da região, no dia 16 de abril de 2016, foi realizada reunião para formalização da criação do Núcleo ABEP Cariri. A reunião, contou com a participação das psicólogas Adriana de Alencar Gomes Pinheiro, Juliana Linhares Cavalcanti de Alencar, Francileide Santana, Luana Campos Viana e Sammyra de Alencar Santana e de estudantes da região. Para ABEP Ceará, a importância da ABEP Cariri é acompanhar a formação da Psicologia baseada no compromisso social, nos princípios éticos e no diálogo com os docentes e discentes das Instituições de Ensino Superior (IES) da região do Cariri cearesense que hoje, compreende 41 munícipios que estão distantes da capital cearense.

 

ABEP- Associação Brasileira de Ensino de Psicologia

Site: www.abepsi.org.br

E-mail: abep@abepsi.org.br/coordenacao@abepsi.org.br

Contato: (11) 4106-3556

 

Caros associados, em breve entraremos em contatos novamente com novas informações relevantes à formação e ao ensino de Psicologia. Contamos com vocês Para Cuidar da Formação!

Acompanhe pelo link: BOLETIM ABEP – JULHO 2016