REGULAMENTO

1 - Do Objetivo
O Prêmio Silvia Lane visa reconhecer os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e os Relatórios Finais de Estágio (RE), que integram a produção dos concluintes de cursos de graduação em Psicologia, formados entre dezembro de 2014 e dezembro de 2016.
O Prêmio será concedido em duas categorias distintas:
a) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso e;
b) - RE - Relatório Final de Estágio

2 - Da opção ao prêmio

Podem concorrer ao Prêmio Silvia Lane, trabalhos de conclusão de curso e relatórios finais de estágio, ambos em nível de graduação e, relacionados a qualquer tema na área da Psicologia.
2.1 Os trabalhos concorrentes estarão sob responsabilidade dos autores, egressos de cursos de formação de psicólogos, reconhecidos pelo MEC.

3 - Da inscrição

A inscrição ao prêmio é feita pelo site www.abepsi.org.br/premiosilvialane e começam a partir do dia 20/04 até 25/06 (prorrogada).
A inscrição deverá ser feita pelo coordenador do curso, o qual fará a indicação dos alunos de sua instituição.
No ato da indicação, o coordenador receberá as chaves numéricas para distribuir aos inscritos e somente após esses procedimentos é que os alunos poderão postar seus trabalhos no site.
3.1 As coordenações, colegiados ou congêneres decidem, a partir de critérios exclusivamente internos, os formandos cujos trabalhos serão indicados, respeitando o limite quantitativo descrito abaixo.
3.2 A Coordenação do Prêmio envia e-mail para o coordenador acusando recebimento da inscrição, com cópia para o candidato.

OBS: O máximo de trabalhos inscritos por cada instituição deverá obedecer ao seguinte critério: instituição com até 100 vagas anuais (2 trabalhos), e com até 200 vagas anuais (4 trabalhos).

3.4 Os campos deverão ser preenchidos conforme solicitado no formulário eletrônico para ambos os tipos de trabalho.

3.5 O formulário tem padrão para as fontes, tamanho e espaçamento. Os campos para preenchimento eletrônico para os dois tipos de trabalho são:

1. Dados do inscrito (nome completo e dados) (as identificações de orientador e aluno só deverão aparecer na capa do trabalho)
2. Trabalho individual ou Dupla/Grupo
3. Instituição de Origem (apenas na capa)
4. Tipo de Trabalho
5. Título do trabalho
6. Resumo no máximo de 1.000 caracteres.
7. Anexar trabalho.doc (máximo 30 páginas e 800 kb)

4 - Do envio dos trabalhos

Para efetuar a inscrição o autor deve postar o arquivo nos seguintes padrões:

O relato do trabalho deve ser feito nas normas da ABNT e deve conter, necessariamente: Capa contendo apenas: título, resumo (20 linhas aproximadamente) e três palavras chave. A página de rosto com: título e autor, professor orientador, nomes dos professores componentes da banca de examinadores (quando houver). Esse modelo deve equivaler à Monografia nas normas da ABNT, porém com apenas 30 páginas. Os trabalhos que excederem a quantidade de páginas estipulada serão automaticamente desclassificado.

OBS 1: Em ambos os casos os trabalhos deverão conter no máximo 30 páginas, excetuando-se eventuais tabelas ou gráficas. Caso o trabalho original exceda este limite o candidato deverá proceder a um resumo condensado segundo critérios próprios.

OBS 2: É extremamente importante que as referências que possam identificar pessoas, organizações mencionadas ou instituição de ensino no trabalho, sejam retiradas ou sofram algum procedimento que impeça ou dificulte o seu reconhecimento.

4.1 Modo de Apresentação dos Trabalhos para envio
O trabalho deve ser redigido em Fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5. A fonte para o título é Times New Roman, tamanho 14 e espaçamento simples.

Os itens do trabalho deverão respeitar a seguinte ordem:

Na categoria TCC:
1. Introdução e justificativa
2. Problema e Objetivo
3. Procedimentos
4. Resultados e Discussão
5. Conclusão
6. Referências Bibliográficas
7. Memorial (Apreciação sobre o desenrolar das atividades e dos desafios enfrentados)
8. Anexo com arquivo do trabalho - no máximo 800 k

Na categoria RE:
1. Introdução
2. Descrição do trabalho
3 .Considerações Finais
4 .Apresentação do local e condições nas quais a atividade de estágio aconteceu
5. Referências Bibliográficas
6. Resumo de no máximo 500 palavras
7. Memorial (Apreciação sobre o desenrolar das atividades e dos desafios enfrentados)
8. Anexo com arquivo do trabalho - no máximo 800 k

5 - Do julgamento

5.1- O julgamento do trabalho será feito por uma comissão de pareceristas indicados pela coordenação nacional do prêmio a partir das indicações feitas pela Diretoria da ABEP, contempladas as diferentes regiões do país. Esses pareceristas receberão e-mail da Coordenação Nacional que informará as condições de trabalho, bem como com os prazos. Serão formadas turmas de pareceristas na proporção de um para três trabalhos, de modo que cada lote de doze trabalhos será analisado por quatro professores. Em cada um desses lotes, a partir da média obtida será indicado um vencedor. Serão formadas turmas específicas para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Relatórios Finais de Estágio (RE).

5.1.a. A Coordenação do Prêmio indicará os finalistas e apontará um, e somente um, vencedor em cada categoria.
5.1.b. Toda a correspondência será realizada através de e-mails. Os pareceristas receberão certificado de participação.

5.2- Os trabalhos cujas inscrições tenham sido aprovadas serão encaminhados a pareceristas de instituição diferente daquela na qual foi aprovado. Em nenhuma circunstância o trabalho será apreciado por parecerista da mesma unidade formadora do inscrito.

5.3- Os pareceristas encaminharão os pareceres à Coordenação Nacional que encaminhará à Comissão Julgadora Final. A Comissão Julgadora Final será indicada pela diretoria da ABEP.

5.4- À vista dos trabalhos apresentados e dos pareceres sobre cada um deles, a Comissão Julgadora final definirá os vencedores, e de suas decisões não caberá recurso. A comissão julgadora trabalhará em sigilo e anonimato.

5.5- Os vencedores receberão comunicado da Coordenação Nacional do Prêmio.

5.6- As notas dos finalistas ficarão à disposição dos interessados que deverão solicitá-las pelo endereço: premiosilvialane@abepsi.org.br, porém os critérios de avaliação, opiniões ou justificativas não serão divulgadas.

5.7 - Os trabalhos vencedores serão publicados na BVSPsi. Para tanto seus autores serão comunicados pela Coordenação Nacional do Prêmio e deverão formatá-los nas normas solicitadas e reenvia-los para efetivação da publicação.

5.8 - A cargo da Comissão Julgadora poderão ser concedidas menções honrosas.

5.9- Os casos omissos serão decididos pela Comissão Julgadora.

6 - da Premiação

6.1. Os vencedores das duas categorias serão premiados com a participação no XI ENCONTRO NACIONAL DA ABEP que será realizado na cidade de São Paulo, dias 07 a 09 de setembro de 2017.
Todas as despesas como passagens, hospedagens e inscrições para a participação dos vencedores no evento serão custeadas pela ABEP.

Acesse: www.abepsi.org.br.