×

Trabalhos

Diretrizes para Submissão / Prazos

Inscrição de Trabalhos

Docentes, coordenadores de curso, supervisores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação e representantes de entidades da Psicologia poderão submeter trabalhos para serem apresentados no Encontro, de acordo com as diretrizes a seguir:

1.  A submissão de trabalhos deverá ser feita no site do evento até o dia 15/08/2023. 

2.  Para apresentação do trabalho, é imprescindível que todos os autores estejam inscritos no evento.

3. No ato da submissão, deve ser enviado resumo do trabalho, de acordo com as normas abaixo, indicando a modalidade de apresentação e o eixo temático ao qual se vincula a proposta.

4. Verifique em que modalidades você pode inscrever seu trabalho, de acordo com sua categoria de participante (profissional, estudante, representante de entidade, etc.)

5.  Os resumos deverão ter até 1.300 caracteres, com espaços, e seguir o padrão de formato e estrutura da ABNT. Serão apresentados em um único parágrafo e seguidos de 3 palavras-chave.

6. Os trabalhos poderão ser relatórios de pesquisa, relatórios de estágio ou relatos de experiência profissional, docente e/ou de gestão da formação. Também serão aceitos trabalhos que estejam focados em questões contextuais, teóricas ou éticas, desde que de alguma forma relacionados à formação profissional.

7.  A data e o horário em que o trabalho será apresentado serão determinados pela organização do evento.

8.  Limite de até 03 trabalhos inscritos por proponente, como autor principal.

9. Divulgação de trabalhos APROVADOS: os trabalhos submetidos até 01/08 receberão resposta sobre o aceite até 15/8, e aqueles submetidos de 02/08  até 15/08, receberão resposta até 25/8.

Obs.: após a realização do evento, serão publicados anais dos resumos e trabalhos apresentados.

Todas/os as/os autores devem estar devidamente inscritas/os, para confirmação da inscrição do trabalho. Somente os trabalhos de participantes inscritos serão encaminhados para avaliação da Comissão Científica do XV Encontro Nacional da ABEP.

 

Sobre as modalidades de apresentação: 

- Conferências: São propostas exclusivamente pela Comissão Científica e/ou pela Comissão Organizadora do evento. A/O conferencista irá expor uma reflexão acerca de tema ligado à formação em Psicologia. Terá duração de 50 a 60 minutos, não havendo espaço para perguntas e respostas.

- Fóruns: São propostos exclusivamente pela diretoria da ABEP, e se configuram como momentos de diálogo, de reflexão, de questionamentos, assim como de compartilhamento de boas práticas de formação.

- Mesas Redondas: Podem ser propostas pela diretoria da ABEP, pelas entidades do FENPB, pelo CFP e CRPs, pelos Núcleos Regionais da ABEP e por participantes regularmente inscritos. As mesas redondas deverão seguir um eixo temático estruturante e orientador das exposições expresso em um único resumo e serão constituídas por três (3) ou quatro (04) participantes, sendo que um deles será o/a coordenador(a) da atividade. A duração total das apresentações será de uma hora (15 a 20 minutos por participante), seguida de meia hora para perguntas e debate.

- Minicursos: Propostos e conduzidos por até duas pessoas, entre docentes, coordenadores de curso, supervisores, pesquisadores, profissionais, estudantes de pós-graduação ou por representantes de entidades da Psicologia, devidamente inscritos no evento, os minicursos terão duração total de três (03) horas contínuas. Se o número de propostas superar o número de salas disponíveis, a Comissão Científica poderá indicar (sob consulta aos proponentes) outra modalidade de exposição do trabalho.

- "Conversando sobre": São atividades propostas por docentes, coordenadores de curso, supervisores, pesquisadores, profissionais e estudantes; a atividade destina-se à exposição de relatos de pesquisa, de intervenção, de práticas e, também, de questões e reflexões teóricas e éticas, e de experiências com o ensino de Psicologia, sempre relacionadas ao tema do evento. Serão expostos até quatro (04) trabalhos por sessão, com tempo de exposição de até 15 minutos para cada trabalho e até 30 minutos para debates.

- Pôster: Propostos e apresentados por docentes, coordenadores de curso, supervisores, pesquisadores, profissionais e estudantes, são apresentações gráficas de relatos de pesquisa, de intervenção, de práticas de estágio e extensão. O pôster deverá ter o tamanho de 1,20m X 0,90m, em orientação vertical. No caso de estudante de graduação, o nome da/o orientadora/or do trabalho deve constar no pôster, que será exposto e retirado pela/s/o/s autores, nos horários determinados pela organização. Durante um período pré-determinado e informado posteriormente, a/s/o/s autores deverão estar presentes, para apresentação e discussão com o público interessado.

- Lançamento de livros: Serão aceitos livros lançados nos anos de 2023 a 2025. A/O autora/or ou organizadora/or deve enviar um resumo, contendo título do livro, editora, ano de publicação (1ª. edição). Na data e horário determinados pela organização do evento, deverá estar presente no espaço destinado a essa atividade, para diálogo com as/os interessadas/os.

São destaques na programação do XV Encontro Nacional da ABEP: 

As Conferências programadas pela ABEP, que vão tratar de dois temas de impacto:  Tecnologia, Educação e Trabalho: "A Formação em Psicologia na Encruzilhada Tecnológica do Século XXI", proferida pelo Prof. Dr. Antônio Virgílio Bastos, e "Estágios e Práticas em Psicologia como Referências Éticas e Políticas da Formação", proferida pela Profa. Dra. Iraní Tomiatto de Oliveira. As conferências já estão confirmadas com os palestrantes. 

Os Fóruns ABEP para o XV Encontro Nacional envolvem participantes diversificados, com o objetivo de ampliar os espaços de diálogo e troca de experiências sobre a formação em Psicologia. Serão: Fórum de Coordenadores de Curso e de Serviço-Escola, Fórum de Docentes e Orientadores de Estágio, Fórum de Estudantes e Fórum de Núcleos da ABEP.

As Mesas Redondas apresentadas pela ABEP também são destaque na Programação, por abordarem temas relevantes e atuais nas discussões contemporâneas, como questões sobre diversidade, direitos humanos, tecnologias, políticas públicas, questões climáticas e ambientais e relações de trabalho. Serão compostas por profissionais e pesquisadores de referência, vinculados a diferentes instituições e representando uma diversidade de grupos sociais. Entre elas destacam-se:

  • Psicologia, tecnologia e subjetividades
  • Políticas Públicas e formação em Psicologia
  • Gênero: Psicologia e o direito à diferença
  • Gestão integral de riscos, emergências e desastres
  • Formação em Psicologia e relações raciais: um compromisso ético-político-ancestral
  • Em parceria com o grupo que compõe a coordenação da Lei 13.935, será realizada a mesa Psicologia e Serviço Social na Educação: desafios da formação.
  • Em parceria com a SBPOT e o Sindicato dos Psicólogos de São Paulo: Psicologia e Relações de Trabalho.

 

EIXOS TEMÁTICOS:

  1. Desafios teóricos, técnicos e éticos da formação
  2. Psicologia, tecnologias e subjetividade
  3. Políticas públicas e formação em Psicologia
  4. Direitos Humanos e diversidade
  5. Diretrizes Curriculares e Projeto Pedagógico de Curso

O evento foi organizado em eixos temáticos que abrangem os aspectos teóricos, técnicos e éticos da formação, direitos humanos e diversidade. Para efetivação dos objetivos do Encontro, a ABEP estabeleceu como eixos: 

 

1. Desafios teóricos, técnicos e éticos da formação

Este eixo objetiva abranger discussões sobre uma formação que priorize a ciência e a ética, bem como considere os desafios presentes na sociedade contemporânea frente ao desenvolvimento das ciências, o avanço da tecnologia, a presença das políticas neoliberais, a mercantilização do ensino superior, entre outros, e como esses processos impactam a formação em Psicologia e a produção de conhecimentos.

 

2. Psicologia, tecnologias e subjetividade

Este eixo inclui discussões acerca do desenvolvimento das tecnologias e sua presença nas interações sociais, nos processos formativos, nos contextos de trabalho e na formação humana de modo geral. E como a Psicologia tem se posicionado e pode contribuir nesse contexto, considerando o exercício profissional e a formação acadêmica, suas possibilidades e limites na promoção de formação de qualidade e de cidadania.

 

3. Políticas públicas e formação em Psicologia

Tem o objetivo de abranger discussões que focalizem as políticas públicas de diferentes áreas, e sua relação com diferentes parcelas da população brasileira, tais como: saúde, educação, assistência social, trabalho, direitos humanos, infância, meio ambiente, democracia, entre outros. A proposta é articular discussões sobre as políticas públicas e a formação em Psicologia, situando as muitas possibilidades de trabalho das/os psicólogas/os nesses campos. Destaca-se neste Encontro a discussão da Lei 13.935/2019, que institui os serviços de Psicologia e Serviço Social na educação básica pública, que está em processo de implantação e consolidação nos Estados e municípios, e implica reflexões para o campo da formação.

 

4. Direitos Humanos e diversidade

O eixo "Direitos humanos e diversidade" tem a proposta de enfatizar a importância da Psicologia na luta pela defesa dos direitos humanos, considerando os desafios impostos pela sociedade contemporânea, marcada por conflitos de diferentes ordens que intensificam as desigualdades sociais. A Psicologia tem o compromisso de contribuir com a compreensão acerca da diversidade humana, em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. O objetivo é promover discussões sobre essa temática e a formação em Psicologia, em perspectiva emancipatória e decolonial.

 

5. Diretrizes Curriculares e Projeto Pedagógico de Curso

O eixo "Diretrizes Curriculares e Projeto Pedagógico de Curso" atende ao princípio básico da ABEP de contribuir para a qualificação e aperfeiçoamento da formação em Psicologia. A proposta deste eixo é abordar discussões sobre o processo de revisão dos projetos pedagógicos de curso frente às novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Psicologia, bem como das práticas de ensino-aprendizagem, estágios, extensão e produção acadêmica. Inclui-se aqui a discussão de novas regulações, como as resoluções sobre estágios e sobre psicoterapia, bem como sobre o trabalho na área da saúde.

 

FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO

 

Conheça as vantagens de ser associado ABEP